sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

O espírito de Natal está desvirtuado

Mensagem de Natal. Todos os anos em nossos encontros familiares de Natal eu costumo escrever pequenos textos com algumas observações sobre a época natalina. Em alguns deles abordei o tema me referindo ao mercantilismo que as festividades natalinas provocam nas pessoas, induzindo a todos para comprar presentes e a comemorar o Natal de uma forma um pouco distorcida. Insisto em dizer que as comemorações do Natal não condizem com a realidade. Algumas pessoas, religiões, tratam o Natal da forma que mais lhe convêm. 

Como reflexão, novo texto para 2016. Mas desta vez com uma diferença: o Papa Francisco, que para mim foi o melhor líder religioso, asseverou através de um pronunciamento feito durante uma homilia, no Vaticano, que o Natal, celebrado pela grande maioria dos homens, é uma farsa. E continuou dizendo que, “com o mundo em guerra e muita gente a sofrer, as festividades cheias de luzes e de cor soam como uma falsidade”.

Para ele as festas de Natal tornam-se vazias e soam falso perante um mundo que escolheu a guerra e o ódio. E continuou: "Estamos perto do Natal: haverá luzes, festas, árvores iluminadas, presépios… mas é uma farsa. O mundo continua a fazer as guerras. Não escolheu o caminho da paz". "Hoje há guerras em toda a parte e ódio. (...) E o que resta? Ruínas, milhares de crianças sem educação, tantos mortos inocentes e tanto dinheiro nos bolsos dos traficantes de armas", denunciou o Papa Francisco.

Da mesma forma o Papa Francisco se referiu em um discurso sombrio, que o atual estado caótico do mundo inaugura os “últimos dias” e que no próximo ano o mundo é susceptível de ser irreconhecível. Destacou o Papa Francisco: “Estamos perto do Natal. Haverá luzes, haverá festas, árvores brilhantes, até mesmo presépios – todos decorados, enquanto o mundo ainda está em guerra”, “Enquanto o mundo está morrendo de fome, queimaduras, e desce ainda mais no caos, temos de perceber que as celebrações de Natal este ano para aqueles que optam por celebrar pode ser sua última.” O pontífice continua: “A menos que o caminho para a paz seja reconhecido, devemos chorar por essas vítimas inocentes que crescem a cada dia, e pedir perdão a Deus. Como Jesus e Deus choram, eu também”.

Eu, ao longo dos últimos 10 anos afirmo as mesmas ideias, de que o Natal foi completamente desvirtuado e serve muito para o comércio, que usa a data para vender mais, ou seja, transforma a data simbólica em um embuste ou arapuca para faturar mais. Por outro lado há muitas condicionantes que podem ser observadas como indicadores fortes de que a vida em si está sendo desprezada. Se não vejamos: as guerras no mundo, o recrudescimento do terrorismo, que assusta a todos, os índices de violência em Fortaleza, no Brasil e no mundo inteiro são impressionantes. Há uma banalização do mal, finalizando com o que assistimos em nosso próprio país, com várias castas dos três poderes da República que se julgam a margem da lei, os incontáveis e intermináveis casos de furtos, desvios, roubos. 

Neste ano de 2016 o Papa Francisco reconheceu vários equívocos da Igreja Católica desde os tempos mais remotos, inclusive o de excomungar Lutero, causando a cisão da Igreja sem necessidade. 
Este Papa Francisco é decididamente o meu ídolo.

O melhor que já apareceu em meu entendimento. Sempre disse - e tenho minhas mensagens natalinas dirigidas a minha família gravadas e escritas, ano a ano. Hoje não me sinto feliz, mas satisfeito pelo entendimento correto sobre o assunto, com muitos de meus conceitos sendo confirmados "apenas" pelo Papa. Assim pode ser que sejam mais valorizados pela própria família, tendo em vista o conhecido ditado de que a “prata de casa não tem valor”. 

Um Feliz Natal para todos. 

Dezembro de 2016 !

Nenhum comentário:

Postar um comentário