segunda-feira, 27 de abril de 2015

Facilidades da vida moderna. Faça você mesmo e melhore até sua autoestima

O que você pensa sobre os benefícios da tecnologia? No meu entender tudo está muito fácil e com um pouco de atenção podemos aprender os inúmeros recursos disponíveis, pela internet. Livre-se até mesmo de golpes pela internet usando a própria rede de computadores. Escrevi este texto para você, que sente dificuldades em interpretar manuais de instrução e manusear adequadamente seus eletrônicos. Vá em frente e saiba como através de dicas simples, mas valiosas, em meu entendimento!

Há algum tempo até o mercado de trabalho precisou de cursos e mais cursos de informática para habilitar as pessoas a usar o computador. Tirando os casos de programas especiais, em que ainda há essa necessidade, todo o resto pode ser aprendido em casa facilmente! Passou rapidamente aquele período que pouca gente sabia pelo menos digitar em um teclado de computador e usar um editor de textos.

A “Ajuda” nos programas

Sabíamos que quase todos os aplicativos de computador possuíam um atalho (normalmente a tecla F1) para acessar a Ajuda. E foi outra época ainda meio complicada porque nem todos os programas estavam em português, os termos técnicos dificultavam um pouco a tarefa de muita gente.

As pesquisas pela Internet

Uma revolução de fato ocorreu com os mecanismos de busca, desde os mais antigos até o mais revolucionário criado até hoje, sem dúvida, o Google. Tanto faz o tipo ou marca de equipamento que você estará tentando aprender. Uma câmera digital, um GPS (Sistema de Posicionamento Global), configurar um controle remoto com seu televisor, como fazer alterações em qualquer tipo de aplicativo etc. Não adianta falar muito. O que eu aconselho para as pessoas a meu redor é tentar logo! Assim, quando você tiver uma dúvida sobre determinado assunto, entre no Google e digite sua pergunta. Pode ser: “como faço para obter o manual de instruções de tal equipamento”... E por aí podem se seguir inúmeras perguntas, as mais variadas possíveis. 

Suspeita de golpe na internet? Dicas...

Quando você foi adquirir um produto ou serviço use o modo pesquisa para saber se pessoas foram lesadas anteriormente com aquilo que está negociando. Então é o seguinte: se você pensa em adquirir qualquer coisa, pesquise na internet, através do Google: “plano de saúde tal... Fraudes, problemas, denúncias”... Escreva na pesquisa o nome daquilo que você pretende negociar e as palavras “fraudes”, “denúncias”, “golpe” etc. Logo surgirão nos resultados inúmeras respostas às suas solicitações. Entre nas respostas e leia atentamente cada uma para tirar suas conclusões se deve ou não concluir o negócio. Existem sítios especializados na internet, como o Reclame Aqui, onde você poderá também colher alguma coisa interessante e também reclamar seus direitos de consumidor em caso de ter sido lesado.

As empresas estão cada vez mais preocupadas em melhor atender seus clientes por causa dos verdadeiros estragos à sua reputação e imagem que uma alta quantidade de reclamações pode gerar! Dica: sempre escreva estritamente a verdade. Não aumente nada e não exagere. Tenha em mente que você poderá ser questionado sobre o assunto. Portanto, se tiver feito reclamações anteriormente anote todos os números de protocolos, nome de atendentes, de forma que possa utilizar o conjunto de dados em sua defesa.

Ajuda em vídeos no Youtube

Outro modo fantástico de aprender é através de vídeos postados no Youtube! Várias pessoas descobrem formas de manuseio de equipamentos, dicas e soluções para problemas variados. E postam tudo em vídeos. É muito fácil e gratificante você poder resolver um problema sozinho do que chamar um técnico para isso

Sempre fui fascinado por tecnologia. Antigamente tudo era mais difícil. Tive, por exemplo, que traduzir manuais de um sintetizador (instrumento musical de teclados) DX7 inteirinho para desfrutar de seus recursos integralmente. Em outra oportunidade, traduzi um manual de rádio de um Yaesu. Era um aparelho transceptor muito utilizado pela classe de radioamadores da qual faço parte, com o Prefixo PT7-JSN (Classe A). 

Sendo assim tente, procure o que deseja saber no Google, vá em frente. Compare os resultados. Se não der certo da primeira vez siga outras instruções e aumente gradativamente sua intimidade com seus amigos virtuais, que certamente livrarão você de grandes enrascadas. Boa sorte!

Até a próxima... Vou ver se aprendo como modificar uma legenda em uma edição de vídeo que estou fazendo e também como exibir os vídeos com alguns efeitos especiais... Alguém mais experiente que eu deve ter postado isso no Google!

Nenhum comentário:

Postar um comentário